Mala direta em odontologia
Autor : Marcos Antonio de Souza Rocha
O natal vem chegando mais uma vez, e é nesta hora que 80%
dos profissionais de odontologia se lembram do quanto é importante uma
mala direta, afinal seus pacientes já esperam ano após ano o cartão de
natal.
Mas acredite , utilizar este importante instrumento
apenas uma vez por ano é um tremendo desperdício. Porém para utilizá-lo
é fundamental conhecer algumas regras básicas, afinal quanta propaganda
via mala direta você recebe diariamente? Quantas são ao menos abertas e
lidas? E quantas vão direto para a lixeira? Pense nisto...
A mala direta para o dentista é um poderoso instrumento
de fidelização, mas deve ser utilizado de forma correta.
Há alguns componentes indispensáveis para aumentar o
retorno de uma mala-direta. Listo abaixo cinco deles:
1. O título deve conter um benefício claro e forte
do que o seu produto/serviço proporciona. Tudo começa com o título e se
ele não for atraente, com certeza, seus clientes não prosseguirão com a
leitura da carta. Se você está divulgando seu novo equipamento de laser
para clareamento dental diga algo já no título como : “seu sorriso esta
tão bonito quanto você gostaria?”
2. Mostre os maiores e melhores benefícios proporcionados
pelo produto ou serviço.
3. Seja ético, não prometa o que não pode cumprir.
4. Seja incisivo e fale diretamente com o leitor. Ao
invés de dizer:
"Pessoas que querem um sorriso bonito aprovaram esta nova
tecnologia",diga: "Se você quer um novo sorriso, marque uma consulta".
5. Use duas vezes mais a palavra "você" do que a palavra
"eu". Lembre-se de que a sua carta é para chamar a atenção do leitor e a
melhor forma de fazer isso é falando mais dele do que de si mesmo.
Sempre me perguntam qual é o retorno médio de uma mala
direta. A resposta é: depende. Depende da proposta que é feita, para
qual público ela é enviada (listagem) e,finalmente, da parte visual
(cores, tamanhos e formatos). |
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Vários softwares de gerenciamento de consultório
odontológico tem cartas padrão que devem ser evitadas. Personalize suas
mensagens e não as deixe parecer artificiais. Utilize o nome do paciente
no corpo da mensagem, as pessoas gostam de sentir um toque personalizado
nas cartas. Lembre-se o retorno depende realmente de a pessoa se sentir
atraída pela mensagem, logo a escreva e re-escreva tantas e quantas
vezes forem necessárias para que a mesma seja consistente e condizente
com o que você esta querendo transmitir a seus pacientes/clientes.
Peça opinião de outras pessoas que estejam fora do
contexto de seu consultório.
O importante mesmo é perguntar: a mala-direta ou carta
vai pagar o seu custo? Isso só é possível se todos os detalhes estiverem
corretos, pois cada um deles pode ajudá-lo a aumentar um pouquinho sua
possibilidade de retorno. Logo, vale a pena planejar detalhadamente e
reescrever suas cartas e malas-diretas, para torná-las ainda mais
lucrativas.
Ah e não esqueça desta ferramenta no resto do ano, os
resultados podem surpreender.
Sobre o autor: Marcos Antonio
Rocha é Cirurgião Dentista, Pós Graduado em Administração de Empresas,
Consultor em Marketing, Estratégia WEB e autor de vários outros
artigos sobre Marketing e Negócios . Entre em contato:rocha@apcd.org.br
Você pode divulgar e/ou distribuir este artigo em sua página ou
informativo, desde que mantenha o texto intacto, inclua o link :www.odontosites.com.br
o e-mail do autor, esta nota e nos avise onde e quando será publicado. |