| |
Marketing para dentistas
A importância do
marketing odontológico
As estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso profissional
do dentista, é o que garante os profissionais que se especializaram
nesta área de estudo. Embora muitas vezes o marketing odontológico não
ganhe a merecida atenção, sendo visto de forma até mesmo distorcida por
alguns cirurgiões-dentistas, ele pode ser uma grande arma para vencer a
acirrada concorrência.
Segundo o Dr. Marco de Castro, autor do livro "Manual Prático de
Marketing para Cirurgiões-Dentistas", o marketing auxilia os
profissionais a criarem e oferecerem serviços que atendam melhor às
necessidades e desejos dos seus clientes. Além disso, de acordo com ele,
as técnicas de marketing podem ser utilizadas tanto por profissionais já
estabelecidos, para obter um maior número de pacientes satisfeitos, como
por recém-formados, que poderão planejar uma prática bem sucedida,
conquistando mais rapidamente boas posições no mercado. "O marketing no
consultório particular deve ser praticado tanto por especialistas quanto
por clínicos gerais, em cidades grandes ou pequenas. Basta adaptar as
técnicas e ferramentas a cada realidade específica", esclarece Dr. Marco
de Castro.
As estratégias e táticas do marketing são muitas, mas antes de
escolhê-las e colocá-las em prática é recomendável que o
cirurgião-dentista faça uma análise da atual situação de seu
consultório. Observar o número e o perfil dos pacientes, o fluxo mensal
de atendimentos, o modo como os novos pacientes chegam ao consultório e
verificar o valor mensal arrecadado com os orçamentos aceitos são
medidas muito eficazes para compor um panorama sobre a atividade
profissional do dentista e perceber os pontos que precisam ser
trabalhados. Somente depois de uma análise detalhada é que se devem
traçar com precisão os objetivos pretendidos.
Para se posicionar no mercado, destacando-se na concorrência é preciso
diferenciar a oferta, demonstrando espírito empreendedor e um
planejamento adequado, afirmam os especialistas.
Fatores emocionais
Ao contrário do que se imagina, não é só a competência técnica do
cirurgião-dentista o que importa para os pacientes. Há também fatores
psico-sociais que influenciam os clientes no momento da escolha do
profissional que cuidará de sua saúde ou estética bucal.
De acordo com o Dr.Arnaldo Klang Frenkiel, professor do curso de
extensão em marketing e administração para dentistas da Universidade
Federal Fluminense, um dos conceitos mais importantes de marketing é o
de valor. "Para que um cirurgião-dentista obtenha bons resultados em seu
consultório, ele precisa proporcionar valor e satisfação para o
paciente. Valor seria a razão entre os benefícios e os custos, mas o
benefício para o cliente não é só o benefício funcional, como a maioria
dos colegas está acostumada a proporcionar, mas sim este benefício
somado ao benefício emocional", explica o professor e também consultor
de marketing.
Daí a importância de garantir um bom relacionamento com os pacientes,
não só oferecendo-lhes a qualidade técnica dos serviços prestados, mas
principalmente transmitindo-lhes confiança e segurança. Afinal um
paciente feliz e satisfeito com o tratamento recebido é um meio
garantido de obter novas indicações.
Simples e eficaz
Para fortalecer o vínculo com os pacientes uma maneira eficaz e ao mesmo
tempo simples, é a mala-direta, que pode ser feita pelo próprio dentista
ou por empresas especializadas. Os pacientes recebem correspondências
personalizadas, que podem ser para parabenizá-los por aniversários ou
datas especiais e também para lembrá-los da época de retorno ao
consultório.
Existem empresas que prestam este tipo de serviço e mudam mensalmente os
textos e ilustrações das cartas para que os parentes da mesma casa
possam receber correspondências distintas.
Alguns dentistas temem o investimento adicional no serviço de
mala-direta, por causa de dificuldades financeiras. No entanto, quem já
recorreu a esta estratégia garante que o retorno é certo e que em pouco
é possível estreitar os laços com antigos pacientes e conseguir a
indicação de novos.
Uma outra forma também muito válida para o cirurgião-dentista divulgar o
seu trabalho é a publicação de artigos e colunas em jornais e revistas,
prestando esclarecimentos sobre assuntos ligados à odontologia e à saúde
bucal. Outro meio também indicado para tornar-se conhecido e ganhar
confiabilidade é a realização de palestras em escolas e associações
sobre aspectos relacionados com sua área de atuação.
Formação profissional não prepara para o mercado de trabalho
Para os profissionais que se dedicam ao estudo e divulgação das
ferramentas do marketing, ainda há grande conservadorismo por parte dos
dentistas em relação a essa prática. Muitos até participam de palestras
e cursos, mas não colocam em prática os conceitos aprendidos.
Por não conseguirem enxergar o retorno que vão obter, muitas vezes os
cirurgiões-dentistas não investem de forma adequada nas estratégias de
marketing e continuam sufocados pela concorrência.
Os especialistas acreditam que o problema está na formação profissional,
que não é voltada para o mercado de trabalho. "Infelizmente, em nossas
faculdades de odontologia aprende-se muito a parte técnica e pouco ou
quase nada de administração e marketing que seria de grande importância
em nosso dia-a dia", diz o Dr.Arnaldo Klang Frenkiel.
Por Gisleine Durigan
fonte:Portal Odontológico
|
|
Leia outros artigos relacionados:
|
Literatura recomendada
PLINIO MARCOS MODAFFORE & BERNARDINO MARQUES DE FIGUEIREDO FILHO
Ícone
Cabem algumas observações: a linguagem do livro é muito apropriada e as
capítulos estão organizados de forma a facilitar a leitura; importância
da Administração, visão Histórica e sua relação com...
Clique aqui e veja mais detalhes.
Prazo de entrega:
PHILIP KOTLER
Campus
Philip Kloter revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing.
Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de
importância crítica e num formato acessível, selecionável e
digerível,...
Clique aqui e veja mais detalhes.
|
Voltar
para os temas |
Voltar
para a Página Inicial |
|
| |
|