Odontologia no Brasil

 Receba nossas
 novidades
em
seu e-mail

Home
Conselhos de Odontologia
Faculdades de Odontologia
Eventos/Congressos
Artigos
Científico
Marketing
Gestão
Opinião
Internet
Blog de Marketing
Odontologia em Links
Guia de Dentistas
Guia de Empresas
Livraria  odontológica
Concursos de odontologia
Empresas em Foco
Procure na Internet
Odontologia em Noticias
Orientando
Responsabilidade social
Dicas de Saúde
Anuncie Aqui
Fale Conosco
FAQ
Quem somos
Política de Privacidade

Clique aqui e faça do Odontosites sua página Inicial


Apoio:

 

Ponto de Vista
O ensino hoje  


Prof. Dr. José Luiz
Cintra Junqueira*

 

As implicações do aprendizado viciado em processos metodológicos ultrapassados são fatores significativos para os insucessos profissionais.

A evolução cultural baseada na interatividade da comunicação vem contaminando a civilização nos últimos 100 anos de forma tão radical que até os conceitos de guerra e paz mudam conforme os contextos geopolíticos e com a inserção tecnológica.

O advento do mundo digital tem a pretensão de traduzir o átomo da célula viva em BIT, o que nos transforma em seres quânticos, o que pode até ser menos “humano” mas é com certeza mais compreensível.

A grande aldeia em que se tornou o mundo nem sempre atende reclamos de áreas específicas desta cultura em desenvolvimento.

Ensinar hoje é muito mais um ato de “deixar aprender” do que ação impositiva de decoradas e recitadas experiências não vivenciadas. Mais cognitivo do que formal, o valor do aprendizado é maior que as vencidas técnicas de ensinamento.

Quando se é possível utilizar apoios tecnológicos torna-se tão importante quanto usá-los, motivar o aluno a entender e valorizar a mensagem. A mensagem é o código cifrado que deve habitar a mente do professor. Quantos “ensinadores” metodologicamente corretos e sem mensagem esbarram em nossas vidas de eternos alunos!

Na Odontologia, além da “mensagem” cifrada, destilada, classificada, especializada, há de se buscar o uso das tecnologias modernas como mini câmeras, microscópios digitais, softwares específicos de simulações para que o professor seja um Mestre.

Temos que seduzir o aluno com sua própria expectativa de vida e criarmos nele uma positiva ansiedade que sob a batuta do Mestre, vai aos poucos dando lugar a experiências vivenciadas, as quais, somadas dentro do tempo de sua formação, convenciona-se chamar de conteúdo interno pessoal.

O desafio dos professores da Odontologia é serem Mestres, ensinadores de experiências positivas e negativas, realizadores de conteúdos internos pessoais, enfim, “fazedores de pessoas” ou até melhor dizendo: “fazedores de profissionais”!

  

*Especialista em Radiologia, Patologia Bucal, Doutor em Radiologia, Presidente do Conselho Superior da SLMandic, de Campinas, Presidente da Mantenedora da Metrocamp e Pró-Reitor da Unigranrio


 

Leia outros artigos :

 

 
Voltar para os temas  Voltar para a Página Inicial
   

Publicidade