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MARKETING E QUALIDADE NO CONSULTÓRIO

 

 

A corrida já vai começar. Então que vença o melhor.

Mas quem é mesmo o melhor?

(*) Por Dr. Roberto Caproni.

Qualidade na indústria quer dizer a busca do “erro zero”. Suponha que exista um

protótipo de uma nova lata de coca-cola. Se uma indústria conseguir clonar milhões

de latas com margem de “erro zero” em relação a este protótipo, podemos dizer que

esta indústria tem qualidade na sua linha de produção. Assim qualidade total na

indústria quer dizer ter margem de “erro zero” em relação a um protótipo.

A qualidade nos serviços depende da percepção que o cliente tem do serviço que ele

recebe.

Não importa o que tenha sido feito. Se o cliente ficar satisfeito o serviço tem qualidade.

Não importa o que tenha sido feito. Se o cliente não ficar satisfeito o serviço não tem

qualidade. Assim podemos afirmar que qualidade nos serviços depende do grau de

satisfação do cliente em relação ao serviço recebido.

A qualidade nos serviços de saúde depende do nível técnico do profissional e também

da percepção que o cliente tem destes serviços. Um profissional pode ser excelente,

mas se o cliente perceber os seus serviços como sendo medíocres então os serviços

serão medíocres. O profissional pode ser medíocre, mas se o cliente perceber os

serviços como sendo excelentes, então os serviços serão excelentes.

A qualidade total nos serviços é igual à soma da qualidade técnica do profissional mais

a qualidade percebida pelo cliente.

A faculdade nos ensina a ser bom tecnicamente, mas não nos ensina a ser bom na

percepção do cliente.

Vamos procurar entender melhor fazendo uma analogia.Imagine um corredor de

maratona que tenha duas pernas normais ao lado de um outro corredor que tenha uma

perna atrofiada e a outra perna hipertrofiada. Em qual dos dois corredores você

apostaria? No corredor de pernas normais, é evidente!

Na vida profissional acontece a mesma coisa. Existe o profissional que tem a perna

técnica normal e a perna não técnica também normal ao lado de um profissional que

tem a perna técnica hipertrofiada e a perna não técnica atrofiada. Em qual o cliente

tem apostado? No profissional que tem as pernas normais, isto é, que seja bom

tecnicamente e que pareça bom na percepção do cliente.

De nada adiantará um profissional ser brilhante tecnicamente, ter conquistado os

melhores resultados na faculdade se ele não entende de percepções de clientes, se ele

não entende a alma humana.No mercado as regras são diferentes daquelas que se

aprende nas faculdades de saúde.

Ser bom tecnicamente depende da informação adquirida na faculdade, no curso de

pós-graduação, nos cursos de extensão e nos infinitos congressos que participamos

para atualização de conhecimentos. Ser bom na percepção do cliente depende de

conhecimentos de Marketing adquiridos no estudo desta ciência ou na longa escola da

vida.

Marketing é fazer o comum de forma incomum. Marketing é fazer diferente na

percepção do cliente. Marketing é atender às necessidades do cliente de forma

lucrativa para você. Mas não se prenda a uma visão estreita de lucro. Numa visão mais

ampla, lucro quer dizer melhores resultados financeiros, melhor prestígio social e

melhor qualidade de vida para você e para a comunidade onde você atua.

A utilização correta do Marketing por consultórios, clinicas e hospitais, permitirá a você

ter qualidade total nos seus serviços tanto na ótica técnica quanto na ótica do cliente.

Clientes muito satisfeitos com os seus serviços voltam trazendo os amigos e

conhecidos. Assim a sua clínica cresce e prospera. Você também!


* Dr. Roberto Caproni - É graduado em Odontologia pela UFMG e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e em Ciências do Comportamento.Possui cursos de marketing com as maiores autoridades mundiais  do assunto. É consultor  de marketing e ministra palestras e cursos sobre Marketing Aplicado à Saúde no Brasil e no Exterior. É autor do livro best seller Marketing Interpessoal – O Contato direto com o cliente.Mais informações sobre o tema poderão ser obtidas no site www.caproni.com.br ou pelo telefax (031)3773-7301.  

A reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni em jornais, revistas, boletins informativos, sites, fax, e-mail ou qualquer outro veículo de divulgação é PERMITIDA desde que citado o autor e o endereço eletrônico www.caproni.com.br

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Literatura recomendada

Marketing de Relacionamento em Odontologia - Parte I

Marcos Antonio de Souza Rocha*

Alguns renomados autores definem marketing de relacionamento como um estado da arte. Esses autores afirmam que o marketing de relacionamento surgiu em resposta às novas exigências do mercado, que incluem uma nova forma de relacionamento entre prestadores de serviços e consumidores (leia-se clientes/pacientes), e ao crescimento da fragmentação do mercado. No mercado atual, altamente competitivo e turbulento, relacionamentos de longo prazo com os clientes são vistos como vantagens competitivas para as empresas.

Criar um relacionamento duradouro com o seu paciente é fundamental para o sucesso de seu “negócio”. Mimar o paciente, hoje se tornou um diferencial no segmento da saúde e em Odontologia não seria diferente. Ambientes agradáveis substituíram os antigos consultórios com paredes brancas recheadas com diplomas de cursos. Hoje a tecnologia já permite aos pacientes ver um filme com óculos especiais, relaxar ao som de músicas de seu agrado, receber uma massagem relaxante na própria cadeira enquanto está sendo atendido entre tantas outras possibilidades.

Motive sua equipe, ouça opiniões de pacientes, aceite sugestões, teste idéias, invente, dê uma reviravolta em seus conceitos, ou seja, quebre paradigmas[ii].

Descubra o seu potencial e não fique de fora dos novos tempos, crie relacionamentos duradouros com seus pacientes e faça deles a chave de seu sucesso. Contagie-os com seus métodos estimule-os a divulgar suas técnicas e habilidades. Por mais avançada que esteja a publicidade atual, nada substitui uma boa indicação pessoal.

O código de ética da Odontologia exige certos limites, respeite-os, mas crie alternativas viáveis. Boletim informativo de seu consultório, Site, News Letter (boletim eletrônico) etc. Use sua criatividade e não se incomode de “copiar” idéias bem sucedidas, isto em administração se chama Benchmark.[iii]

Consultórios bem sucedidos, agendas lotadas, horários completos, não são utopia. Mesmo em tempos de crise, bons profissionais, que mantém relacionamentos duradouros com seus pacientes são recompensados. Relacionamentos duradouros precisam ser cultivados, sem radicalismos e com muito bom senso (cartas a cada mês com mensagens vazias, chateiam ao invés de fidelizar!). Treine sua equipe em regras simples de boa educação e obedeça-as você também. Um consultório com ambiente agradável, revistas atualizadas, música ambiente discreta, pinturas sóbrias, são dicas importantes.

Seja detalhista, mas não esqueça de dar o seu toque pessoal, não deixe a tarefa de “moldar” o seu ambiente nas mãos de terceiros, pois afinal ela é muito importante para o seu negócio. Aceite sugestões e idéias, mas participe ativamente desta tarefa.

E finalmente não esqueça de tratar da melhor forma possível àquele que no fim das contas é o foco de todo o seu esforço, ou seja, o seu paciente.
 


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[ii] Quebrar paradigmas é, em uma análise simples, mudar, inovar, progredir de alguma forma, tendo assim, uma visão mais abrangente e evoluída da vida.

[iii]A expressão benchmark é comumente utilizada no meio empresarial para definir estratégias de comparação e balizamento entre empresas, produtos e serviços de sucesso. Em outras palavras, as empresas utilizam a técnica do benchmark para conhecer quem faz melhor algum produto ou serviço, e a partir daí aprender com suas estratégias de sucesso e erro. Afinal, para se atingir o sucesso é necessário arriscar e quem arrisca está exposto às duas situações.


Sobre o autor: Marcos Antonio Rocha é Cirurgião Dentista, Pós Graduado em Administração de Empresas, Consultor em Marketing e Estratégia  WEB  e autor  de vários outros artigos  sobre Marketing e Negócios .  Entre em contato:rocha@apcd.org.br  



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